Solicitar Cotação

[contact-form-7 404 "Não encontrado"] Fechar

Dicas de passeios em Zermatt e a famosa Matterhorn, na Suíça

Zermatt é uma cidadezinha com pouco menos de 6 mil habitantes situada no cantão de Valais. É uma das cidades turísticas mais procuradas na Suíça, já que está ao pé na montanha mais famosa do mundo, a Matterhorn.

Conheça todos os nossos serviços: clique aqui – serviços

As lojas, restaurantes e comércio se concentram em poucas quadras, na Bahnhofstrasse (rua principal) e os carros estão proibidos por lá, a não ser veículos elétricos autorizados. As possibilidades de passeios são quase que ilimitadas, tanto no verão, quanto no inverno.

switzerland-862870_1920

21763872_10156671459924358_1915051536_n

A maioria das atrações gira em torno da vista para a Matterhorn que também foi inspiração para a marca de chocolate suíço, o Toblerone, com seu logo em forma triangular.

Veja aqui uma seleção que fizemos das experiências mais incríveis da Suíça: clique em cima

Hiking

Em épocas mais quentes, a região é ideal para caminhadas com paisagens deslumbrantes de montanhas. São mais de 400 quilômetros de trilhas de diversos níveis de dificuldade, incluindo trilhas asfaltadas do século XII usadas por antigos comerciantes de mulas. Veja este site para escolher a trilha ideal para a sua viagem, com indicação de nível de dificuldade e duração de cada percurso: http://www.zermatt.ch/en/hiking

Escalada

Existem 38 picos de quatro mil metros de altura que podem ser escalados a partir de Zermatt, incluindo a travessia de uma geleira. As opções são desde uma montanha fácil com pouco grau de dificuldade até um nível tecnicamente desafiador. Para mais informações, clique aqui: http://www.zermatt.ch/en/climbing

 

Moutain Bike

A região também oferece estrutura para ciclistas, especialmente para mountain bikers. São 100 km de trilhas sinalizadas entre 1.400 metros e 3.100 metros de altitude. Você também pode subir com a sua mountain bike de bondinho e descer pelas trilhas independentemente de você ser piloto de montanha, enduro ou apenas um freerider.

Esqui

Zermatt é o paraíso dos esquiadores já que possui neve e ótimas pistas até mesmo no verão, devido a sua elevação. São 360 quilômetros de pistas divididas entre 63 estações de montanhas. Tem pista para todos os gostos e todos os níveis de dificuldade.

Montanhas

Os grandes destaques turísticos de Zermatt são Gornergrat e Glacier Paradise, as plataformas de observação nos topos das montanhas com vista para a Matterhorn.

Gornergrat está a 3.089 metros de altitude e para seguir em direção ao topo, se usa um trem de montanha. A estação fica na praça central da cidade, ao lado da estação de trem e opera o ano todo em intervalos de 24 minutos. Este trem de cremalheira para em diferentes estações e demora cerca de 30 minutos até sua última estação. Lá no alto, um restaurante com vista panorâmica, cercado por 29 montanhas com mais de 4 mil metros de altura.

Há a opção de tomar um super café da manhã especial em Gornergrat para assistir ao nascer do sol, ao som de música folclórica tradicional ou então um jantar romântico para assistir ao pôr do sol.

O valor da subida é de CHF 94.00. Quem tem o Swiss Travel Pass possui 50% de desconto na entrada (explicamos mais sobre este bilhete no final do texto).

Para mais informações sobre a Gornergrat, clique aqui: Gornergratbahn

O Glacier Paradise (Klein Matterhorn) é a maior estação de teleférico na Europa, com 3.883 metros de altura. Este observatório fica aberto o ano todo e a plataforma possui vista das montanhas mais altas da Itália, França e Suíça, além da vista para a face sul da Matterhorn. O teleférico para em diferentes estações e na penúltima parada fica o restaurante, mirante e loja de souvenir. É a partir dali também que começa um mundo de aventura para esquiadores, alpinistas e turistas acompanhados de guias.

21618552_10156671459984358_473524682_o

Na última estação do Glacier Paradise se alcança o maior palácio de geleira do mundo. Esculturas de gelo cintilantes encantam visitantes e regularmente novas obras são criadas por escultores de gelo. A entrada do museu é cobrada a parte, no valor de CHF 8.00.

O valor da subida completa para o Glacier Paradise é de CHF 100.00.

Caso você desfrute de mais tempo na cidade, existem ainda duas montanhas que podem ser visitadas: Sunegga e Rothorn. Ambas com vista para a Matterhorn. A partir de lá, diversas trilhas podem ser feitas, incluindo a famosa trilha dos 5 lagos. Um passeio diferente e emocionante é fazer a volta de Sunegga com uma espécie de patinete especial, para adultos, chamado Kickbiking.

Os valores para ida e volta de Sunnega são CHF 24.00 e Rothorn CHF 67.00

Demais dicas de passeios turísticos

  • Cemitério dos alpinistas- homenagem aos 500 alpinistas que morreram tentando escalar a Matterhorn, que é considerada uma das montanhas mais desafiadoras do mundo.
  • Vista da cidade de Zermatt do hotel Omnia, apreciando um drink no terraço do restaurante.
  • Passeios de helicóptero
  • Desfiladeiro Gorner
  • Museu Matterhorn
  • Day-use em diversos Spas que abrem suas portas mesmo para quem não é hóspede mas quer curtir uma piscina aquecida e os demais serviços dos Spas.

Para mais informações sobre esses passeios, clique aqui: Zermatt

Nascer do sol

Além destes passeios, uma grande atração turística é assistir o nascer do sol iluminando só a ponta da montanha mais fotografada do mundo, a Matterhorn, sozinha no horizonte. Os efeitos dos primeiros raios sobre a Matterhorn, que ganha tons avermelhados a tornam ainda mais fotogênica. Um ponto de observação que reúne diversos turistas é a ponte Kirsch (Kirchbrücke).

Dica útil

Nossa dica para quem pretende conhecer mais de uma cidade na Suíça é que compre o Swiss Travel Pass, um único bilhete que te permite andar de trem em todo país, usar toda a rede de transportes públicos, barcos e também os famosos trens panorâmicos, como o Glacier Express (que sai de Zermatt). Além disso, todos os passeios mencionados acima, seja bondinho ou trem de montanha, possuem 50% de desconto. Se quiser saber mais sobre o Swiss Travel Pass, escrevemos um texto completo explicando como funciona: Swiss Travel Pass

 

Leia nossos últimos artigos sobre hospedagem na Suíça:

Onde se hospedar em Genebra

Onde se hospedar em Engelberg

Onde se hospedar em Lausanne

Onde se hospedar em Grindelwald

 

 

 

Solicite sua reserva

    Participe da discussão

    1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.