Perguntas Frequentes

É preciso visto para entrar na Suíça?

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Suíça a turismo ou a negócios, desde que a viagem não ultrapasse 90 dias.

Quais são os documentos que devo levar comigo?

Passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade a partir da data de embarque, as passagens aéreas, os cartões de seguro viagem e as reservas dos hotéis.

Como é andar de trem na Suíça?

As estações são sempre no centro das cidades e você pode se deslocar para todos os lugares. Os trens são geralmente interligados aos horários dos ônibus e você pode consultar o aplicativo da SBB (empresa administradora – Schweizerische Bundesbahnen) para ver horários e plataformas. Os trens possuem banheiro. Não é necessário fazer reserva e é raro o trem ficar cheio a ponto de não ter assento. Não existe cobrador nos trens (nem nos trams, ônibus e barcos). Existem fiscais que passam esporadicamente pelos vagões e podem solicitar sua passagem. Para maior comodidade do turista, existe um bilhete único chamado Swiss Travel Pass, que você compra uma única vez e pode usar todos os meios de transporte suíços ilimitadamente.Entre em contato conosco e peça um orçamento.

Qual a melhor época do ano para ir à Suíça?

A primavera vai de 21 de março até 20 de junho e as temperaturas variam entre 8 e 15°C. É a estação mais florida e colorida do ano, período de baixa temporada e por isto hotéis, passeios turísticos e passagens aéreas acabam se tornando mais atrativos.

O verão vai de 21 de junho até 20 de setembro, as temperaturas vão de 25 a 30°C. Os dias são longos ( no alto do verão as 21 horas ainda está claro!). Em verões quentes, as temperaturas podem até ultrapassar a marca dos 30 °C.

O outono vai de 21 de setembro até 20 de dezembro, as temperaturas variam entre 8 e 15°C. O sol do outono na Europa se põe às 17h. A partir de outubro já começa a esfriar e em novembro já pode nevar nas cidades. Nas montanhas mais altas, nesta época já há bastante neve. Isso dura até março.

O inverno vai de 21 de dezembro até 20 de março, as temperaturas variam entre 3 e -05°C, com temperaturas podendo chegar até -15°C em dias de pico de frio. A estação mais fria do ano é também a mais procurada pelos turistas. Os meses com maior incidência de neve são janeiro e fevereiro.

O seguro de viagem é obrigatório?

Sim, o seguro de viagem é obrigatório na Suíça no valor mínimo de 30 mil euros de cobertura médico hospitalar, e a imigração de qualquer país Europeu pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada, por isso, faça o seguro. Nós trabalhamos com as melhores seguradoras do país, peça um orçamento.

Na Suíça se aceita Euro?

A moeda utilizada na Suíça é o Franco Suíço e não o Euro. Muitos estabelecimentos, restaurantes e hotéis aceitam euro como meio de pagamento, mas fazem a conversão de 1 para 1, ou seja, você perde dinheiro na troca. Além disso você receberá o troco em francos suíços. O melhor a fazer é comprar Franco Suíço em casa de câmbio ainda no Brasil.

Onde posso comprar ou vender Franco Suíço (Euro, Libra, Dólar, etc)?

Casas de câmbio, aeroportos ou em algumas agências do Banco do Brasil.

Como faço pra tirar meu passaporte?

Acesse o site da Polícia Federal e siga o passo a passo para retirar seu passaporte.

Qual idioma se fala na Suíça?

A Suíça possui 4 idiomas oficiais. Alemão, francês, italiano e romanche. A grande maioria do país (quase 70%) fala alemão, no lado próximo onde a Suíça faz fronteira com a Alemanha.

Eu consigo me virar falando apenas o inglês?

Sim! Todos falam inglês e os suíços são geralmente muito solícitos e sempre dispostos a ajudar.

O que devo levar na bagagem de mão?

Todos os documentos necessários, um casaco para enfrentar o ar condicionado do avião; uma muda de roupa, no caso da bagagem principal ser extraviada; equipamentos eletrônicos como máquina fotográfica, tablet e laptop; material de higiene pessoal e remédios. Para os frascos que contenham substâncias líquidas como shampoo e perfume, por exemplo, devem ser de, no máximo, 100ml.

É preciso comprar tickets de trem com antecedência?

Não. A frequência de saída de trens é grande, então não há necessidade de comprar passagens com antecedência, há sempre espaço. As reservas só precisam ser feitas no caso das viagens em trens panorâmicos.

Como é dirigir na Suíça?

Alugar carro é uma ótima opção para quem deseja otimizar o tempo da viagem. As estradas na Suíça são excelentes, apresentam sempre o asfalto impecável e são bem sinalizadas. Não há pedágios nas estradas. A habilitação brasileira é aceita na Suíça, sem necessidade de tradução. Mas deve estar dentro do prazo de validade. Dirigir de dezembro a abril é aconselhável um carro que tenha 4×4 porque é período de neve.