Passeio: visita à Fábrica de Queijo Emmental

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Com território predominantemente montanhoso, que oferece vastos pastos para criação de vaca, a tradição suíça de produzir leite de qualidade originou também a fama de produzir bons queijos e chocolates.

A Suíça produz cerca de 160 mil toneladas de queijo por ano e cerca de 50% desta produção é exportada. Esses números são justificados.

O melhor queijo do mundo

Em uma competição mundial de queijos, ocorrida em Wisconsin, nos EUA, o legítimo Emmentaler ficou em primeiro lugar. Na disputa, mais de 1.700 queijos originários de 18 países foram testados. Os queijos iam desde o clássico cheddar até queijos aromáticos de passar no pão. Os principais critérios eram aparência, cheiro e sabor.

O queijo campeão foi o Emmentaler Switzerland Premier Cru.

Passeio privativo com acompanhamento em português.

Aprofunde-se nos aspectos únicos da história do queijo suíço em um tour privado para a primeira fábrica de queijo Emmentaler, localizada em uma parte cênica no interior da Suíça.

Na fábrica de queijo, é possível fazer uma rota de 20 minutos por salas subterrâneas que apresentam a história da queijaria e técnicas de produção de uma forma lúdica e divertida.

  • Transporte: carro ou van
  • Duração: aproximadamente 6 horas
  • Local de partida: seu hotel em Zurique, Lucerna ou arredores
  • E-mail: info@swissxplorer.com
  • Contato: +41 76 298 0771 (whattsapp)

É possível experienciar não só a produção moderna do famoso Emmental AOC, mas também a produção tradicional. Nesta pequena fábrica, combina-se a tradição e a modernidade. Além da visita tradicional, é possível fazer seu próprio queijo com a orientação especializada de um queijeiro local e aulas para aprender a enrolar o queijo. Para esta experiência incrível, é necessário agendar com antecedência.

Ao final do passeio, é possível ainda comprar essas especiarias na loja de queijos e produtos regionais, e almoçar no restaurante típico da fábrica.

Sobre o queijo Emmentaler

Conhecido como o queijo dos buracos, o Emmentaler é originário do cantão de Berna. Seu nome vem do vale Emme, local onde os primeiros fabricantes de queijo começaram a produzi-lo, no século XIII.

Como em sua origem, este queijo ainda hoje é fabricado nas queijarias rurais seguindo sua mais antiga tradição. Tudo é feito da forma mais natural possível. Para a sua produção, o leite da vaca precisa ser fresco e não processado, de vacas alimentadas estritamente com erva e feno, sem silagem.

O “queijo suíço”, como são conhecidos no Brasil, têm sabor suave com aroma de noz.

Para se fazer um Emmental de tamanho médio, com cerca de 85 kg são necessários 1000 litros de leite de vaca puro e fresco.

Muitos queijos com o nome Emmental vistos nas prateleiras dos supermercados são cópias mais baratas produzidas na Suíça, Alemanha e França. O verdadeiro Emmental sofre plágio dentro e fora do país, e para ser identificado, ganhou um selo de autenticidade. AOC (“Appellation d’Origine Contrôlée”: designação de origem controlada) 

 

Informações

  • Local de Partida: Flims
  • Como chegar: Trilha
  • Local de chegada: Canyon Suíço
  • Altitude:
  • Distância:
  • Aluguel de equipamento: Não
  • Duração: Meio período